No post anterior estabelecemos uma estrutura em 4 partes para um texto.
O primeiro grupo de parágrafos corresponde à introdução, com a seguinte marca de identificação:
O tema do texto possui Conceitos associados ao assunto. Por exemplo, no caso do trânsito podem ser os fatores que tornam o trânsito lento, como: quantidade de carros, gargalos de trânsito e sinalização deficiente. É preciso procurar pelo menos três conceitos associados ao assunto, para se ter uma abordagem que mostre um cenário bem próximo do real. Neste caso do trânsito, se for falado apenas da quantidade de carros, o leitor vai criticar o texto, lembrando que a sinalização importa. Outro vai lembrar dos trechos que formam os gargalos, e outros ainda podem citar fatores secundários como o aumento de renda que provoca a chegada de mais veículos nas ruas.
Os motivos que levaram à redação do texto geralmente estão associados a um Problema, baseado no fato de que quando está tudo bem, ninguém fala de um Assunto. O Problema pode ser algo crônico, ou seja, que vem se arrastando com o tempo, até ultrapassar a tolerância de quem está envolvido, ou um incidente (provavelmente grave), que se tornou notório o suficiente para demonstrar uma anormalidade em determinado campo da atividade humana. No caso do trânsito, seria um acidente grave que mostrou a fragilidade do controle de trânsito ou a insuficiência das vias de tráfego.
O caso das drogas
No caso das drogas, os fatores poderiam ser o aspecto fisiológico, o transtorno social produzido e o efeito sobre os planos de saúde. Os motivos são óbvios para a nossa época, ou seja, a criminalidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário