domingo, 21 de agosto de 2011

Metáforas e Relações Binárias

O estudo de metáforas parece objeto somente de quem escreve poesia ou de quem quer se superar na prosa, mostrando muito mais que o homem comum consegue perceber.

Conceito

Metáforas são, basicamente, comparações.

Estas comparações, se diz a grosso modo, se fazem entre duas idéias. Mas a metáfora tem poderes maiores, tanto podemos dizer de comparar SISTEMAS inteiros, quanto de EXPANDIR A CAPACIDADE CEREBRAL.

O que mais fazemos em nosso pensar diário são as comparações. Mas levadas a extremos, estas comparações se transformam em metáforas que podem embasar verdadeiras teses científicas, seja na matemática, sociologia, política ou qualquer outro ramo.

Metáforas pobres e metáforas ricas

Se dizemos que o mundo é uma bola, não tem nada demais, e uma criança consegue fazê-lo. Mas se dizemos que o mundo é um laboratório de antropologia, fizemos algo melhor. Quanto mais afastados os campos do real que é a base da comparação (o mundo) e da hipótese da metáfora (laboratório), melhor é o poder da metáfora.

Um exemplo de Machado de Assis

Machado de Assis é o mestre da metáfora. Veja esta:


Com efeito, um dia de manhã, estando a passear na chácara, pendurou-se-me uma idéia no trapézio que eu tinha no cérebro.

Isto é demais. Ao invés de dizer que uma idéia surgiu em sua mente, este renomado autor, personificado em seu personagem Brás Cubas, diz que uma idéia se dependurou em um trapézio, armado em seu cérebro.

Nunca vimos algo que descrevesse tão bem este fenômeno tão efêmero, este estabelecimento tão indeterminável  de uma idéia em nossa mente. e completa:


Uma vez pendurada, entrou a bracejar, a pernear, a fazer as mais arrojadas cabriolas de volatim,  que é possível crer.

Este autor insuperável (ainda mais hoje com tantos autores medíocres) ainda dá um quadro de como a idéia, ao surgir em nossa mente, vai adentrando nos caminhos tortuosos ali existentes, chamando outras idéias, relacionando-as, numa explosão ou reação em cadeia.

Conclusão

Metáforas estabelecem, a princípio, uma relação binária na mente, evoluindo para relações ternárias, quaternárias, até amadurecer em ligações múltiplas com centros distantes desta idéia inicial, porém, sempre relacionados, de alguma forma, a ela.
___________________________________________
Volatim é aquele que anda ou dança em corda bamba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário